top of page

Sistema Chat1 - Ajuda do módulo de Macros

Atenção: Caso você queira acessar o tutorial básico de uso do sistema Chat1 - www.chat1.com.br, clique aqui.


Com o módulo de macros você pode efetuar ações automatizadas em qualquer site cadastrado no Chat1 e o céu é o limite para as possibilidades do que dá para automatizar. O acesso à seção de macros é feito pela barra de ferramentas lateral:



A janela inicial mostra a lista de macros que estão disponíveis para você usar. Ela vem vazia e você pode criar quantos scripts quiser para automatizar o que precisar:


Ao inserir um novo registro de macro, você vai poder definir um nome, descrição e também ter acesso às áreas destinadas para a criação de sua macro. A primeira tela é a seguinte:



Exceto o nome da macro, os outros campos são opcionais e servem apenas para organização de sua base de macros. Clique no botão "Editar Macro" para avançar:


Você vai se deparar com 3 abas.


Aba macro: é onde você insere as funções que vai usar para realizar a automação de tarefas no seu site.


Aba dados: Permite que você defina um conjunto de dados que será utilizado na macro, como se fosse uma tabela de dados, só que em um formato mais simples (texto) que vamos explicar detalhadamente


Aba repositório: Usada principalmente pelo próprio script para armazenar dados, como pontos de clique, dados de formulário etc. Desse modo cada macro vai "aprender" e guardar dados de modo que nas próximas execuções ele possa recorrer a estes dados no processamento das ações


Repetições (1)

Observe na imagem a indicação númer 1 (repetições). Você pode definir uma quantidade total de vezes que a macro será executada. Isso é especialmente útil quando você usar um cojunto de dados na aba dados


Funções (2)

Neste painel ficam as funções disponíveis para você usar, que vamos detalhar posteriormente a forma de uso de cada uma.


Estrutura das funções

Voltemos o foco para a aba "macro", que é a seção principal

Após estar mais familiarizado com as funções, você pode digitá-las diretamente no código da macro que vai criar. Dando um duplo clique em qualquer função, no entanto, a estrutura e instruções de uso da função serão adicionadas ao código.


Os principais elementos de uma função são:

&NomeFunção("parâmetro1";"parâmetro2")[tempo_de_pausa]*

  • Toda função começa com um "&";

  • Parâmetros ficam nos parênteses após o nome da função e se houver mais de um, devem ser separados por ponto e vírgula;

  • Entre colchetes, opcionalmente você pode adicionar um tempo de pausa, que pode ser um número inteiro ou decimal (ex: 1,5). Isso representa um tempo de pausa que será aplicado após a execução da função

  • Asterisco (*) no final da linha: Isso indica que esta função será executada apenas uma vez, mesmo se você definir um número de repetições maior do que 1. Explicaremos melhor a utilidade disto mais adiante.


Variáveis

Uma variável é uma estrutura importante, pois ajuda a organizar e entender melhor o código. No Chat1, a atribuição e uso de uma variável é feita usando um marcador entre colchetes, como no exemplo:


//* Exemplos de atribuição
[nome] = "Chat1"
[quantidade] = 10

//* Exemplo de uso
&ColarTexto("O nome do produto é [nome]")

Lista de funções disponíveis

A seguir vamos descrever as funções listadas.


Clicar

Serve para clicar em um ponto na página aberta do navegador ativo. Este clique consegue ser efetuado mesmo se houver uma janela tapando a visão da página, pois o clique é processado internamente no navegador.


Ao dar um duplo clique para adicionar a função ao código de sua macro, aparece o seguinte:

&Clicar(20918203313902;"Instrução do clique")[0]

O primeiro parâmetro ("20918203313902") é automático e consiste em um número único que serve para identificar e armazenar o ponto deste clique. O segundo parâmetro é uma instrução que deve aparecer para indicar o ponto onde você deve configurar o local do clique. Ao rodar pela primeira vez o script, quando chegar nesta função vai aparecer o seguinte assistente:


Um assistente de configuração (1) vai aparecer. No navegador ativo, um ponteiro com fundo amarelo (2) será exibido na página e você deve arrastar ele para o local que deve ser clicado. Ao fazer isso a coordenada é exibida na janela de configuração (3) e você pode clicar no botão "OK" para salvar.


Este assistente não vai aparecer sempre. Ele vai armazenar essa coordenada de clique na aba "Repositório" e você pode salvar a macro para essa informação ser mantida. Desse modo, nas próximas vezes que você executar a macro, o sistema já vai saber onde clicar, sem precisar que você configure novamente este ponto de clique:



Atenção: outros pontos de clique e outras configurações podem ser armazenadas na seção de repositório, dependendo do código do script. Isso significa que, se você apagar os dados no repositório, essas configurações salvas serão perdidas e você vai precisar configurar novamente na próxima vez que rodar a macro.


ClicarMenu

Parecida com a função clicar. A única diferença é que o clique é feito com o botão secundário do mouse (direito), servindo para abrir menus, por exemplo. Tem a seguinte estrutura:

&ClicarMenu(20918204836415;"Instrução do clique")[0]

ColarTexto

Nome bem sugestivo. Serve para colar um texto no campo que estiver ativo no navegador. Tem a seguinte estrutura:

&ColarTexto("texto")[0]

//* Exemplo usando uma variável
[meu_texto] = "Aqui está sua mensagem"
&ColarTexto([meu_texto])

ColarImagem

Copia uma imagem indicada para a memória e cola ela em seu formato bruto. Com esta função você consegue colar uma imagem diretamente em um editor de texto, editor de mensagem de e-mail, mensagem do Whatsapp, Telegram, etc.


Estrutura de uso:

&ColarImagem("caminho")[0]

A seguir um pequeno exemplo de como efetuar o envio de uma imagem via Whatsapp, demonstrar esta função:


[fone] = 5581998561453
&NavegarURL("https://web.whatsapp.com/send?phone=[fone]")[10]
&Clicar(20916222748578;"Local do Campo de mensagem")[0.5]
&ColarImagem("c:\imagens\campanha.png")[2]
&Clicar(20916222953026;"Botão para enviar a imagem")[2]

Este exemplo acima é bem simples e usa alguns conceitos já tratados neste tutorial, como o uso de variáveis e uso de pausas rápidas após a execução de funções (valores entre colchetes no final das funções).

Descrição:

  1. O número do contato é atribuído na variável "fone";

  2. A função NavegarURL é usada para entrar no endereço de esquema do Whatsapp que abre o contato. Note que o parâmetro "phone" está vai ser alimentado com o valor da variável "fone", usada entre colchetes, como vimos na ajuda de variáveis. É então aplicada uma pausa de 10 segundos;

  3. A função Clicar vai então ser usada para clicar no campo de mensagem do contato aberto no Whatsapp, com pausa de 2 segundos após esta ação;

  4. A seguir, vem então a nossa função deste tópico, ColarImagem, que vai colar via memória a imagem indicada no endereço "c:\imagens\campanha.png". Uma pausa de 2 segundos foi atribuída para dar tempo da imagem ser carregada;

  5. Por fim, a macro usa uma outra função de clique (note que o parâmetro inicial é um código diferente do primeiro uso da função clique, pois cada clique em local distinto precisa ter um código único, podendo ser um valor aleatório, desde que você não repita na mesma macro). Este clique final é efetuado no botão que envia a mensagem. E assim a macro é finalizada.


ColarArquivo

Função semelhante à função "ColarImagem", só que é voltada para outros formatos de arquivo, como PDF, vídeos, áudios, textos etc.


A estrutura de uso é:

&ColarArquivo("caminho")[0]

Digitar

A função "ColarTexto" é muito prática e normalmente atende bem a qualquer necessidade de inserir um texto pela macro em qualquer lugar, especialmente se for um texto grande.


Esta função de digitação, no entanto, é mais especializada. Ela emula cada tecla digitada para inserir um determinado texto. Sua estrutura de uso é:

&Digitar("texto";tempo)[0]

O primeiro parâmetro é o texto que será digitado e o segundo é um tempo, em milissegundos, que vai espaçar a digitação de cada letra. Se você usar a função da seguinte maneira:

&Digitar("texto";100)[0]

... cada letra será digitada em intervalos de 100 milissegundos, então a palavra "texto" será concluída em cerca de meio segundo.


NavegadorMaximizar

Função muito útil no contexto do sistema Chat1. Note que você pode aplicar zoom e posicionar os sites em janelas com tamanhos personalizados. Isso é o terror de processos de automação.


Processos de automação gostam de padrões, ou seja, posições e tamanhos padronizados para haver previsibilidade nas operações efetuadas.


Esta função permite que macros possam ser facilmente reaproveitadas para vários sites que façam parte de um mesmo serviço. Por exemplo: se você cria uma função para automatizar uma tarefa no Whatsapp, por exemplo, pode maximizar a janela do navegador usando esta função antes de começar a rodar outros comandos. Deste modo qualquer site cadastrado para a plaforma do Whatsapp vai sempre abrir com as mesmas dimensões.


Sabemos que ao maximizar uma janela, o zoom (se existir) é desfeito, então a página é exibida em sua escala original. Isso fará com que tudo fique no mesmo lugar e os pontos de clique já configurados na macro, por exemplo, funcionem adequadamente em todas as instâncias de uma mesma plataforma.


A estrutura de uso desta função é a seguinte:

&NavegadorMaximizar()[0]

Vamos demonstrar um pequeno exemplo que envolve uma atividade interessante no Whatsapp. Esta macro serve para cadastrar atalhos de respostas rápidas em uma conta do Whatsapp. Após abrir as configurações de respostas rápidas:



Você pode então rodar o seguinte código:

&NavegadorMaximizar()[1]
&Dados(1;"atalho")[0]
&Dados(2;"texto")[0]
&Clicar(20917143107680;"Botão para adicionar o atalho")[1]
&ColarTexto([atalho])[0.5]
&Clicar(20917143229961;"Local da resposta")[1]
&ColarTexto([texto])[0.5]
&Clicar(20917143235034;"Botão para salvar")[2]

Este código usa uma função que ainda não explicamos, chamada Dados, mas chegaremos nela em breve. No caso, esses "dados" devem ser colocados na aba Dados, como por exemplo:

Antes de rodar a macro, eu devo definir que quero repetir 4 vezes, que é o total de linhas existentes na seção de Dados (acima):

Note que na aba dados os valores de cada linha estão separados por um ponto e vírgula. Podemos então dizer que em cada linha há dois valores, que no caso é o nome do atalho e o texto do atalho que vamos cadastrar.


Já na macro, a cada repetição configurada, a macro vai pegar a linha atual do ciclo, fazendo uma leitura dos dados.

&Dados(1;"atalho")[0]
&Dados(2;"texto")[0]

Ou seja. Na primeira repetição, será considerada a linha 1 da seção de dados:

pix;(81) 98105-5490 -> Link Web Service Ltda.

No uso da função, está sendo dito que o primeiro valor ("pix") deve ser atribuído na variável "atalho". O segundo valor, será atribuído na variável "texto". Depois de explicado, fica super fácil de entender, não é?


Quando a macro for rodar pela segunda vez (total de 4 ciclos), vai pegar a segunda linha da seção de dados:

final1;Havendo qualquer dúvida, basta entrar em contato

... e assim por diante até terminarem as repetições definidas.


NavegadorRestaurar

Esta função restaura o tamanho e zoom original da janela ativa. Serve justamente para devolver uma janela usada por uma macro à sua posição de trabalho original. A estrutura desta função é:

&NavegadorRestaurar()[0]

Dados

A função dados teve um "spoiler" ao demonstrarmos a função NavegadorMaximizar. Ela serve para ler dados atribuídos na seção da aba Dados.


Esses dados podem ser colados tendo uma estrutura conhecida como CSV, onde vários valores podem estar separados por ponto e vírgula, exemplo:

No exemplo acima temos dois registros, cada um contendo 3 valores, separados por ponto e vírgula.


A estrutura da função é:

&Dados(<coluna>;"variável")[0]

A quantidade de repetições definidas antes de rodar a macro vai definir qual linha a função dados irá ler:



Ao rodar a macro, considerando o exemplo de dados que fornecemos, se usarmos a função Dados da seguinte forma:

&Dados(3;"url")[0]

... no primeiro ciclo de repetição, a variável "url" receberá o valor "www.chat1.com.br"


... no segundo ciclo de repetição, receberá "www.linkv.com.br/validatel"


Isso porque o primeiro parâmetro da função Dados indica qual coluna será lida e a linha é determinada pelo ciclo de repetição.


Pausar

Definindo um valor em um colchete no final de qualquer função, você aplica um tempo de pausa. Este artifício ajuda muito a reduzir o volume de código e facilitar a criação e edição de macros. De todo modo, há também uma função específica para você poder determinar um tempo de pausa. A estrutura desta função é:

&Pausar(segundos)

Exemplos de uso:

&Pausar(2) // pausa de 1 segundo
&Pausar(0.5) // pausa de meio segundo
&Pausar(3.5) // pausa de 3.5 segundos

NavegarURL

No navegador ativo, vai para a URL passada por parâmetro. A estrutura desta função é:

&NavegarURL("link")[0]

Exemplo de uso:

&NavegarURL("https://www.chat1.com.br")[0]

AbrirConta

Cada site que você cadastra no Chat1 tem um ID. Você pode consultar este ID e usar nesta função para ativar qualquer site de sua escolha entre os que já estão cadastrado. É uma função útil para você realizar uma tarefa em um site específico que está cadastrado.


A estrutura desta função é:

&AbrirConta("id_site")[0]

Para consultar o ID de um site, você faz o seguinte:


Clica no botão "Comece aqui", vai na seção "Contas cadastradas" e consulta o ID do site que você quer ativar usando a função AbrirConta.


Exemplo de uso:

&AbrirConta(2)[0]

A chamada acima vai ativar o site cujo ID é 2. Após ser ativado, usar algumas funções como NavegarURL e NavegadorMaximizar vai causar ações diretamente nas janelas destes sites.


BlocoLer

Em certos casos você pode precisar atribuir textos longos ou com quebras de linha em uma variável. Esta função facilita isso. A estrutura dela é:

&BlocoLer("nome_bloco";"nome_variável")[0]

Exemplo de uso:

&BlocoLer("Mensagem";"meu texto")[0]

#Mensagem
Olá,
Este é um texto com quebra de linha.
Obrigado!!
#

&ColarTexto([meu texto])

Explicando:

A função bloco ler está dizendo que é para ler o conteúdo de um bloco chamado "Mensagem" e atribuir o valor em uma variável chamada "meu texto". Um bloco, por sua vez, é definido como está no exemplo, começando por um marcador usando uma hashtag seguido do nome do bloco. Neste exemplo, "#Mensagem". O bloco finaliza usando um marcador isolado em uma linha com outra hashtag (#).


No fim da macro, usamos a função "ColarTexto" para colar no campo que estiver ativo, o texto contido no bloco.


Informações extras

Há dezenas de funções não documentadas no sistema Chat1. Isso porque o Chat1 usa uma versão simplificada da linguagem zBot, que é um outro produto nosso voltado para outros tipos mais complexos de criação de scripts. Você pode consultar e usar estas funções consultando a documentação do zBot em www.zbot.com.br. Avisamos, no entanto, que algumas das funções não vão funcionar no Chat1 e não damos suporte para funções que não estejam explicitamente listadas no aplicativo Chat1.


Nesta documentação, usamos por exemplo a função chamada "Mensagem", que simplesmente exibe uma mensagem na tela. Esta função, assim como várias outras, funcionam, apesar de não estarem listadas no conjunto de funções proposto para o sistema Chat1.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


RECEBA NOVIDADES E CUPONS

Além de notificações sobre novas ferramentas e atualizações importantes, enviamos regularmente cupons com descontos, para você economizar na ferramenta que você quer. Não dê mole e se inscreva!

Obrigado por sua inscrição!

bottom of page