Em muitas situações o departamento de suporte pode lhe pedir para enviar um vídeo mostrando um ciclo de uso do sistema ou uma ação específica. Isso costuma ser muito útil e é comum agilizar bastante o processo de atendimento.
É muito importante, no entanto, enviar o vídeo de forma adequada. Sempre envie o vídeo gravado com a parte horizontal maior do que a vertical, direcionando ele para ser visto na tela de um monitor de computador. Exemplo de como a visualização do vídeo vai aparecer:
![](https://static.wixstatic.com/media/ed8cea_beaf9abc63344064b0dac74287970eab~mv2.png/v1/fill/w_980,h_527,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/ed8cea_beaf9abc63344064b0dac74287970eab~mv2.png)
O vídeo pode até ser gravado com o celular, mas evite balançar ou tremer muito as mãos no momento da gravação e nunca envie o vídeo na vertical, como no exemplo a seguir:
![](https://static.wixstatic.com/media/ed8cea_b83f747ae85541288eabe329d43d4681~mv2.png/v1/fill/w_425,h_763,al_c,q_85,enc_auto/ed8cea_b83f747ae85541288eabe329d43d4681~mv2.png)
Enviando como está acima, muitas vezes não é possível ler as informações e costumam ocorrer vários outros problemas, como por exemplo haver digitação ou cliques fora da área de visão, o que só atrapalha o suporte.
Outra dica importante
Antes de submeter o vídeo, avalie se ele tem informações suficientes que vão permitir ao técnico que vai analisá-lo observar de fato o problema ocorrendo ou a dificuldade na utilização do sistema.
Esse tipo de atendimento com vídeos submetidos é mais custoso e demorado, então eles vão ter prioridade menor, principalmente se o material enviado for inútil ou sem as informações solicitadas pelo suporte.
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